OBJETIVO DO BLOG

Este blog tem por objetivo orientar os pais que possuem filhos entrando ou vivenciando a adolescência. De orientar também os professores que lidam com eles diariamente,para que possam compreender suas dificuldades e ajudá-los ainda mais, pois, esta é uma fase complicada na vida dos jovens e, muitos pais e professores não sabem como agir diante de certas atitudes desses jovens. Pais e professores encontrarão aqui informações de médicos, psicólogos e teóricos sobre a educação dos adolescentes.

terça-feira, 11 de setembro de 2012

COMPORTAMENTOS DESVIANTES


Para se discorrer sobre os comportamentos desviantes que ocorrem na puberdade e na adolescência é necessário que se entenda o significado de alguns termos tais como: “norma”, “desvio”, “normal” e “patológico”.
Todas as sociedades possuem regras e valores.  Tanto umas quanto os outros variam de uma sociedade para outra. E o que pode ser aceito e considerado normal em uma, pode não ser o mesmo em outra. O importante é que a maioria das pessoas de uma determinada sociedade aceite e pratique essas regras e valores. Seria, por assim dizer, um comportamento “normal” para aquela sociedade.

A anormalidade é quando uma pessoa ou um grupo delas deixa de aceitar ou cumprir essas regras e valores. Podemos dizer que estas pessoas possuem um comportamento desviante ou que estão no desvio. Por exemplo, na maioria das sociedades, o normal é andar vestido. Aquele que decide andar, estudar trabalhar e passear nú descumpre a regra e os valores culturais daquele povo. Portanto, assume um comportamento “desviante”.

Como já vimos, a puberdade é um período difícil. Por isso e por uma necessidade do desenvolvimento, os jovens começam a ter relacionamentos grupais. Os grupos são formados por empatia (por vivenciarem os mesmos problemas), por intimidade (quando a amizade vem da infância) ou por solidariedade (para se ajudarem mutuamente).

Mesmo agindo positivamente, muitas vezes, o grupo “apronta”. São brincadeiras “inofensivas”, mas que acabam importunando os outros, como por exemplo: fazer guerra de ovos, tocar a campainha das casas e sair correndo, rabiscar muros, passar trotes telefônicos, atirar pedras nos telhados, entrar no quintal dos outros para pegar pipas, envolverem-se em brigas, etc.

Mas, o grupo pode influir negativamente, exigindo que um ou mais elementos pratique ações ilícitas, como usar drogas, o bullying, praticar pequenos furtos e roubos.

O que impressiona é que a adaptação dos jovens a este tipo de amigos antissociais é bem mais forte do que nos grupos normais. Nestes grupos, a adaptação exige obediência cega ao líder e o cumprimento rápido das ordens.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

MEUS QUERIDOS

Fiquei muito feliz com sua visita a este espaço que também é seu. para que ele fique melhor e mais do seu agrado, deixe por favor, um comentario, um recadinho ou uma sugestão.
OBRIGADA